PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Visão: Melhorar
seu padrão de qualidade no que se refere ao ensino-aprendizagem, e que sirva de
referência positiva no bairro e no município como um todo.
Missão: Educar para o exercício da
cidadania, gerando na ambiência um lugar digno, moralizador e prazeroso, capaz
de corresponder aos anseios da clientela –alvo, inserida no processo
educacional.
Objetivo Geral:
Desenvolver academicamente o
educando assegurando-lhe formação indispensável para o exercício da cidadania a
fim de que possam contribuir e interagir ao meio social.
Objetivos Específicos:
Ø
Diminuir o índice de evasão e dependência;
Ø
Elevar o índice de aprovação;
Ø
Inovar com estratégias didáticas, a fim de
tornar o ensino aprendizagem mais eficaz;
Ø
Sensibilizar para conservar e preservar o
patrimônio escolar;
Ø
Oportunizar a formação continuada aos
professores, para melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico;
Ø Desenvolver
projetos pedagógicos como de incentivo à leitura e pesquisa;
Metas:
Ø
Cumprir os 200 dias letivos e 800 horas anuais
de trabalho pedagógico em 98%;
Ø
Aumentar a clientela em 20% até 2014;
Ø
Reduzir o índice de faltas para 30%;
Ø
Sensibilização de 90% de educandos, educadores e
comunidade em geral sobre a preservação do patrimônio escolar;
Ø
Garantir o índice de frequência dos alunos em
80%;
Ø
Garantir o índice de frequência dos professores
em 92%;
Ø
Possibilitar 80% de apoio técnico-pedagógico aos
alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na escola;
Ø
Reduzir a taxa de evasão, reprovação e
dependência para 20%;
Ø Consolidar
em 80% os projetos interdisciplinares;
PROPOSTA DE METODOLOGIA
O
processo educativo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ezeriel
Mônico de Matos” é orientado por uma educação pautada na concepção Pedagógica
Sóciocrítica, onde a organização escolar é concebida como um sistema que agrega
pessoas, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações
sociais que estabelecem entre si e com o contexto sociopolítico, nas formas
democráticas de tomada de decisões. A organização escolar não é algo estático,
elemento neutro a ser observado, mas construção social levada a efeito pelos
professores, pelos alunos, pelos pais e até por integrantes da comunidade
próxima.
PROPOSTA CURRICULAR
A Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio “Ezeriel Mônico de Matos”, atende os seguintes
níveis e modalidades de Ensino:
Fundamental: Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.) -de 1ª a 4ª Etapa
Ensino Médio Regular: 1º e 2º ano ofertado no período de 2009 a 2013.
Ensino Médio da
Educação de Jovens e Adultos: 1ª e 2ª etapas desde 2009.
Com
base na Lei Nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Resolução
CNE/CEB nº 1 de 05/07/2000 a escola segue a base nacional comum, contemplando a
Língua Inglesa na parte diversificada.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
No
sociocrítica processo ensino aprendizagem nossa escola segue a linha
pedagógica, a qual considera o educando um sujeito capaz de expressar suas
opiniões e atitudes, através de ações e reações com ética e valores. Sendo o
professor o agente facilitador de informações, pois leva do conhecimento
empírico para o científico. Nesse sentido o ato de avaliar é um instrumento
constante em todo trabalho planejado e realizado. É a constatação entre a
proposta e sua execução.
A
avaliação escolar do educando que vem ser um processo contínuo e dinâmico, terá
por objetivo a verificação da aprendizagem qualitativa e quantitativa, visando
diagnosticar o aproveitamento do mesmo, através de inúmeros instrumentos
avaliativos valorizando suas potencialidades.
De
acordo com o Artigo 106 do Regimento Escolar das Escolas Públicas Estaduais de Educação
Básica, a avaliação do aproveitamento escolar deverá ser um processo contínuo e cumulativo do desenvolvimento da prática
educativa e ter sempre em vista os objetivos propostos no projeto pedagógico,
podendo ser realizada através de métodos, técnicas e instrumentos
diversificados, em situações formais e informais a critério da comunidade
escolar, para fins de promoção ou não à série/etapa seguinte.
Sendo assim, para efeito de apuração do rendimento
escolar, com a finalidade de verificação do alcance do nível desejado para
promoção em cada componente curricular, serão observadas atividades em classe e
extra-classe tais como: atividades individuais e em grupo; trabalhos;
pesquisas; participação; interesse; assiduidade, raciocínio; responsabilidade; criatividade
entre outros instrumentos que se fizerem necessários.
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