Projeto Político Pedagógico


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO





Visão: Melhorar seu padrão de qualidade no que se refere ao ensino-aprendizagem, e que sirva de referência positiva no bairro e no município como um todo.



 Missão: Educar para o exercício da cidadania, gerando na ambiência um lugar digno, moralizador e prazeroso, capaz de corresponder aos anseios da clientela –alvo, inserida no processo educacional.



Objetivo Geral: Desenvolver academicamente o educando assegurando-lhe formação indispensável para o exercício da cidadania a fim de que possam contribuir e interagir ao meio social.



Objetivos Específicos:



Ø  Diminuir o índice de evasão e dependência;

Ø  Elevar o índice de aprovação;

Ø  Inovar com estratégias didáticas, a fim de tornar o ensino aprendizagem mais eficaz;

Ø  Sensibilizar para conservar e preservar o patrimônio escolar;

Ø  Oportunizar a formação continuada aos professores, para melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico;

Ø  Desenvolver projetos pedagógicos como de incentivo à leitura e pesquisa;



Metas:



Ø  Cumprir os 200 dias letivos e 800 horas anuais de trabalho pedagógico em 98%;

Ø  Aumentar a clientela em 20% até 2014;

Ø  Reduzir o índice de faltas para 30%;

Ø  Sensibilização de 90% de educandos, educadores e comunidade em geral sobre a preservação do patrimônio escolar;

Ø  Garantir o índice de frequência dos alunos em 80%;

Ø  Garantir o índice de frequência dos professores em 92%;

Ø  Possibilitar 80% de apoio técnico-pedagógico aos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na escola;

Ø  Reduzir a taxa de evasão, reprovação e dependência para 20%;

Ø  Consolidar em 80% os projetos interdisciplinares;



PROPOSTA DE METODOLOGIA



O processo educativo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ezeriel Mônico de Matos” é orientado por uma educação pautada na concepção Pedagógica Sóciocrítica, onde a organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sociopolítico, nas formas democráticas de tomada de decisões. A organização escolar não é algo estático, elemento neutro a ser observado, mas construção social levada a efeito pelos professores, pelos alunos, pelos pais e até por integrantes da comunidade próxima.



PROPOSTA CURRICULAR



A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ezeriel Mônico de Matos”, atende os seguintes níveis e modalidades de Ensino:

Fundamental: Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.) -de 1ª a 4ª Etapa

Ensino Médio Regular: 1º e 2º ano ofertado no período de 2009 a 2013.

Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos: 1ª e 2ª etapas desde 2009.



Com base na Lei Nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Resolução CNE/CEB nº 1 de 05/07/2000 a escola segue a base nacional comum, contemplando a Língua Inglesa na parte diversificada.



PROPOSTA DE AVALIAÇÃO



No sociocrítica processo ensino aprendizagem nossa escola segue a linha pedagógica, a qual considera o educando um sujeito capaz de expressar suas opiniões e atitudes, através de ações e reações com ética e valores. Sendo o professor o agente facilitador de informações, pois leva do conhecimento empírico para o científico. Nesse sentido o ato de avaliar é um instrumento constante em todo trabalho planejado e realizado. É a constatação entre a proposta e sua execução.

A avaliação escolar do educando que vem ser um processo contínuo e dinâmico, terá por objetivo a verificação da aprendizagem qualitativa e quantitativa, visando diagnosticar o aproveitamento do mesmo, através de inúmeros instrumentos avaliativos valorizando suas potencialidades.

De acordo com o Artigo 106 do Regimento Escolar das Escolas Públicas Estaduais de Educação Básica, a avaliação do aproveitamento escolar deverá ser um processo contínuo e cumulativo do desenvolvimento da prática educativa e ter sempre em vista os objetivos propostos no projeto pedagógico, podendo ser realizada através de métodos, técnicas e instrumentos diversificados, em situações formais e informais a critério da comunidade escolar, para fins de promoção ou não à série/etapa seguinte.

Sendo assim, para efeito de apuração do rendimento escolar, com a finalidade de verificação do alcance do nível desejado para promoção em cada componente curricular, serão observadas atividades em classe e extra-classe tais como: atividades individuais e em grupo; trabalhos; pesquisas; participação; interesse; assiduidade, raciocínio; responsabilidade; criatividade entre outros instrumentos que se fizerem necessários.

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